A ADVOCACIA CONSULTIVA E PREVENTIVA

             Quando se fala em departamento jurídico ou assessoria jurídica, o que vem a mente são ações judiciais e resoluções de litígios, onde o advogado é acionado apenas para solucionar um problema já estabelecido, cujos os danos, em muitos casos, já são irreversíveis. Porém, o exercício da advocacia não está ligado somente as questões contenciosas, há também a atuação na área consultiva.

            A advocacia consultiva ou preventiva visa evitar e reduzir os eventuais riscos de demandas judiciais, auxiliando assim, na redução de custos das empresas  com esse tipo de ações.

            Diariamente, as empresas se deparam com questões jurídicas em seus negócios, seja na venda de produtos e/ou serviços, na forma de divulgação da marca, na relação com os clientes e fornecedores, na elaboração de contratos, visitas de fiscalização, na relação com seus empregados e até na relação com os órgãos públicos. Sendo que todas essas questões exigem maior segurança na tomada de decisões, inclusive com análise crítica das consequências destas decisões, e é através da assessoria jurídica que os riscos da má condução dos negócios são mitigados, pois ela dá todo o respaldo para garantir os interesses e direitos da empresa, viabilizando a confiança e credibilidade nas negociações.

          Com a falsa ideia de que a assessoria jurídica acarreta altos custos, pequenos e médios empresários costumam tomar decisões quotidianas sem respaldo, sujeitando a administração empresarial à riscos que poderiam ser evitados ou, no mínimo, administrados, onerando assim sua empresa com futuras ações judiciais.

            E é por isso que a assessoria jurídica não deve ser vista como privilégio apenas de grandes empresas, sendo uma ferramenta necessária e viável para o pequeno e médio empreendedor, pois além de ser mais vantajosa financeiramente do que contratar um profissional quando o problema já está instalado, é possível construir uma relação mais saudável e segura com seus clientes e trabalhadores.


Quer saber mais?




Comentários